sexta-feira, 6 de julho de 2012

A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO LINKEDIN COM PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO

RESUMO: O termo redes sociais é utilizado para descrever as relações existentes entre as pessoas. Nesse sentido este trabalho analisa as redes sociais como uma ferramenta para a disseminação da informação. Apresenta uma revisão de literatura sobre a origem e evolução histórica das redes sociais, dando ênfase às redes sociais profissionais. Utiliza a metodologia quantitativa e qualitativa, baseada em análise de conteúdo e estudo de caso. Adota a técnica de análise documental, tendo como objeto de estudo os profissionais usuários cadastrados no Linkedin que compõem a rede do autor. Desenvolve instrumento próprio para a coleta de dados. A pesquisa é de caráter exploratório descritiva, tem como finalidade verificar a interação informacional dos profissionais da área de ciência da informação e áreas afins, usuários da rede social Linkedin, por meio da compreensão, mediação, circulação e uso da informação. Considera que é possível identificar a disseminação da informação na rede social Linkedin, que a transferência se dá através das conexões existentes entre os usuários da rede, principalmente pela troca de mensagens e grupos de discussões. Identifica a existência de comunicação e interação entre profissionais da informação em diversas áreas. Apresenta dados e relações quantitativas a partir da coleta de dados realizada. Acredita que através das redes sociais profissionais, possa existir a possibilidade de ser mais uma ferramenta para o profissional da informação no uso nas unidades de informação. Para que essa ferramenta seja eficaz, é necessário que os profissionais da informação interajam com outros profissionais. Recomenda que as redes sociais podem ser utilizadas de várias maneiras estudantes podem utilizar esta rede para manter contato com outros estudantes de outros cursos do Brasil e do mundo. Profissionais de diferentes áreas podem manter contato com outros profissionais e até mesmo com outras organizações.


AUTORA: MARIA INÊS SANTOS DO NASCIMENTO

ANO: 2011


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