sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESTUDOS SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃOAPLICADOS À BIBLIOTECA ESCOLAR: PARALELOENTRE MODELOS DE BRASIL E PORTUGAL

RESUMO: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório com o objetivo de apresentar considerações sobre a disponibilidade de um instrumento de avaliação para bibliotecas escolares municipais, as funções e objetivos da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando, sob a ótica da gestão, das legislações e das políticas públicas a relevância da avaliação a partir de dimensionamentos que estabeleçam um conceito de qualidade a ser alcançado pelos profissionais que atuam nesses espaços/unidades, e que sejam parâmetros em programas de implantação de informação de novas unidades, para acompanhamento do seu desenvolvimento e para fins de premiação que tenham por objetivo a qualidade do ensino. Indica quais são os instrumentos de avaliação disponíveis atualmente que subsidiam a gestão da biblioteca escolar, em especial, nas escolas públicas vinculadas à rede municipal de ensino, quais indicadores ou parâmetros devem ser considerados para se estabelecer acervos, ações e serviços com padrões de qualidade e quais as competências necessárias ao desempenho profissional de um bibliotecário escolar em sua dimensão pedagógica. Conclui apresentando recomendações de indicadores para implantação, otimização e classificação destas unidades de informação.


AUTORA: MÁRCIA TEODÓZIO DA SILVA PIRES

ANO: 2011


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