RESUMO: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório com o objetivo
de apresentar considerações sobre a disponibilidade de um instrumento de
avaliação para bibliotecas escolares municipais, as funções e objetivos da
biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando, sob a ótica
da gestão, das legislações e das políticas públicas a relevância da avaliação a
partir de dimensionamentos que estabeleçam um conceito de qualidade a ser
alcançado pelos profissionais que atuam nesses espaços/unidades, e que sejam
parâmetros em programas de implantação de informação de novas unidades, para
acompanhamento do seu desenvolvimento e para fins de premiação que tenham por
objetivo a qualidade do ensino. Indica quais são os instrumentos de avaliação
disponíveis atualmente que subsidiam a gestão da biblioteca escolar, em
especial, nas escolas públicas vinculadas à rede municipal de ensino, quais
indicadores ou parâmetros devem ser considerados para se estabelecer acervos,
ações e serviços com padrões de qualidade e quais as competências necessárias
ao desempenho profissional de um bibliotecário escolar em sua dimensão
pedagógica. Conclui apresentando recomendações de indicadores para implantação,
otimização e classificação destas unidades de informação.
AUTORA: MÁRCIA TEODÓZIO DA SILVA PIRES
ANO: 2011
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