sexta-feira, 6 de julho de 2012

APLICANDO O ENDOMARKETING NA BIBLIOTECA DO CNEC-GEISEL: (RE) CAPACITANDO O CLIENTE INTERNO PARA CONQUISTAR O CLIENTE EXTERNO

RESUMO: Com a globalização e o avanço da tecnologia as organizações bem como produtos tornaram-se muito parecidos e a base para a diferenciação eficaz na concorrência passou a ser a qualidade do serviço, do atendimento e a gestão de relacionamentos. Faz-se necessário preparar e satisfazer o cliente interno para que satisfaça o cliente externo. Este estudo analisa as ações e os instrumentos de endomarketing que podem ser utilizados para atrair e conquistar os clientes (alunos) da biblioteca da Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC). Enfatiza o endomarketing como uma das mais eficientes ferramentas do marketing que visa proporcionar à unidade de informação uma maior interação entre o seu profissional, denominado cliente interno e o ambiente a que se destina seu trabalho, mais especificamente o cliente externo. Para tanto, a pesquisa de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico caracteriza o perfil dos clientes internos e externos e utiliza a análise de cenários S.W.O.T, identificando: pontos fortes e fraquezas da biblioteca com relação ao ambiente (nível de freqüência dos alunos, serviços mais utilizados, qualidade dos serviços, nível de satisfação, atendimento, recursos tecnológicos, acervo e sugestões); ameaças e oportunidades do ambiente externo da biblioteca no que se refere ao endomarketing (divulgação de produtos e serviços, clareza de objetivos e missão da escola, ambiente de trabalho, comunicação interna, relacionamento interpessoal, treinamento, visão sobre o serviço e sugestões). A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos profissionais da biblioteca e a uma amostra de 10% do total de 230 alunos. A apresentação dos resultados foi realizada por quadros e gráficos que revelam que há pontos fortes e fraquezas, ameaças e oportunidades na biblioteca. Propõe um planejamento de marketing, por meio de ações e instrumentos de endomarketing que podem ser utilizados para atrair e conquistar os clientes (alunos) da biblioteca do CNEC e despertar  nos profissionais a motivação e o comprometimento de forma a agregar um valor maior à Instituição. Conclui que a aplicação do endomarketing na biblioteca do CNEC pode valorizar do cliente interno e a biblioteca, atraindo e conquistando os clientes externos da Instituição.


AUTORA: NEUSA DE MOURA BRITO

ANO: 2011

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