sábado, 19 de janeiro de 2013

A BIBLIOTECA ESCOLAR E O INCENTIVO À LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PAIS DOS ALUNOS DO INFANTIL IV DA ESCOLA VIDA ATIVA

RESUMO: A leitura, por seus incontáveis benefícios e fundamental participação no desenvolvimento do indivíduo, deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida, e sem dúvidas, a família possui papel de grande importância nesse processo, sendo ela a responsável por passar os primeiros valores e costumes. Mas é no ambiente escolar, onde na maioria das vezes se aprendem as primeiras letras, que essa habilidade encontra recursos para ser melhor desenvolvida. Nesse sentido, torna-se essencial que essas instituições de ensino disponibilizem a comunidade escolar uma biblioteca que possa colaborar efetivamente com as atividades de formação e incentivo a leitura. Assim, a presente pesquisa, do tipo descritiva e de natureza qualitativa, busca analisar as representações sociais dos pais dos alunos do Infantil IV da Escola Vida Ativa, em relação ao papel estruturante que a biblioteca escolar cumpre no processo de incentivo a leitura no período da primeira infância. Através da aplicação de questionários identificou-se o perfil dos pesquisados e questionou-se sobre a importância do incentivo a leitura na infância, a participação da família nesse processo e sobre a colaboração que a instalação de uma biblioteca escolar poderia gerar em benefício dos alunos. Dessa forma, a biblioteca escolar é percebida como um instrumento de grande importância para o incentivo a leitura, como um espaço criado para promover o acesso a informação em seus vários aspectos e onde a criança também pode participar de atividades culturais, elevando seu nível de conhecimento. Além de que essas unidades de informação funcionam também como um grande instrumento facilitador para do trabalho docente.

Veja o TCC Completo.

AUTORA: MICHELLY CRISTINE OLIVEIRA MENDES

ANO: 2011


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