RESUMO: Com tantas informações e
conhecimentos, após inúmeras tentativas de criar e aprimorar-se, sobretudo com
o advento da globalização, o homem descobriu que a informação é o elemento para
seu desenvolvimento contínuo, sobretudo o intelectual. Desse modo, um dos
métodos para transformar a informação em conhecimento são os investimentos em
pesquisas, dessa forma, a universidade é o principal centro de transmissão do
conhecimento cientifico, por meio de suas atividades de pesquisa, ensino e
extensão. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de identificar as Áreas
Curriculares que concentra o maior número de TCCs do Curso de Biblioteconomia
da Universidade Federal da Paraíba e posteriormente verificar as temáticas mais
trabalhadas no período de 2001
a 2010. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa
descritiva (documental), adota-se uma abordagem quantiqualitativa, visto que
houve um levantamento dos TCCs, como também se procedeu a classificação dos
mesmos. O campo da pesquisa foi a Coordenação de Estágio do curso de
Biblioteconomia. Nossa amostra é composta por 254 TCCs. Os resultados indicam
que a Área Curricular mais trabalhada foi a de “Fundamentos Teóricos da Ciência
da Informação”, com 40% dos trabalhos, em seguida, área “Recursos e Serviços de
informação”, com 18% dos TCCs. Com relação às temáticas mais abordadas, o tema
Arquivo/Arquivologia, com 17% na área 1; Uso e Necessidades da Informação com
32,60% na área 3; Marketing, que esta dentro da área 4, Automação em Unidades
de Informação representando 24% e por fim na área 6 temos Estudo do Usuário com
um percentual de 46,34%. Nesse contexto, os resultados traçam um panorama que
contribui para novas temáticas as quais os futuros concluintes venham
trabalhar, de forma que dê cada vez mais visibilidade ao curso.
AUTORA: ANGÉLICA CLEMENTINO SIMÕES
ANO: 2011
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