RESUMO:Com a globalização, a
sociedade atual e em especial a brasileira, passa por mudanças políticas,
sociais, econômicas e tecnológicas. Tais fatores contribuem para acelerar a
oferta de novos produtos e serviços no mercado de trabalho. Dentro desse contexto,
percebemos ser um ambiente propício para o empreendedorismo, nessa óptica os
profissionais devem ser dotados de um conjunto de técnicas e conhecimentos, bem
como precisam enxergar oportunidades e atuar de forma a obter bons resultados.
Este trabalho analisa o empreendedorismo na perspectiva dos alunos do curso de
Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, sob uma abordagem das
competências, dessa forma identifica que o seu perfil empreendedor deve ser
fator determinante na constituição do negócio próprio, como também num
reposicionamento no mercado de trabalho, abrindo assim novas oportunidades.
Identifica que o perfil empreendedor do estudante de biblioteconomia pode
influenciá-lo na constituição de seu próprio negócio. Constatou-se que os discentes
não tem contato com disciplinas que repassaram competências empreendedoras,
além de que nos docentes não se percebe um perfil empreendedor. A pesquisa
revelou que o aluno de biblioteconomia prefere não correr riscos e mesmo
necessitando complementar sua renda opta pelo emprego público, falta atitude em
empreender um novo negócio, pois o mesmo é desprovido de conhecimento e
estímulo. A Metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Abordagem Quantitativa,
do tipo exploratória e descritiva, em que os procedimentos envolvidos
caracterizam-se como um estudo de caso. O campo da pesquisa forma os alunos do
primeiro ao décimo período do curso em questão. Nossa
amostra é composta por cento e setenta e cinco discentes, com análise dos dados
feita com uso de estatística inferencial e a sua coleta através de questionário
estruturado. A partir das análises coletadas e orientado pelo problema de
pesquisa chega-se a conclusão de que a cultura empreendedora dos estudantes de
Biblioteconomia da UFPB não é forte o suficiente para impulsionar a
implementação de um novo negócio. Desta forma fica muito claro que o perfil
empreendedor do aluno de biblioteconomia não é um fator de forte impacto na
constituição do negócio próprio.
AUTOR: CLEMENTE RICARDO SILVA
ANO: 2011
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