sábado, 19 de janeiro de 2013

USABILIDADE DO SITE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar a usabilidade do site da Universidade Federal da Paraíba sob a ótica dos estudantes pré-concluintes do Curso de Graduação em Ciência da Computação e do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB. Tomou como base dois dos cinco atributos de usabilidade desenvolvidos por Jakob Nielsen: Eficiência de Uso e Satisfação Subjetiva. Para a revisão de literatura realizou-se a pesquisa em vários canais informacionais, nacionais e internacionais, impressos e eletrônicos (livros, periódicos, monografias, dissertações, websites entre outros). Para tanto o referencial teórico apresenta o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o surgimento e evolução da internet, discute as relações e a interdisciplinaridade entre as áreas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, especificamente sobre os Estudos de Usuários e os Estudos de Usabilidade, apresenta as origens, definições e abordagens acerca destes estudos, bem como a usabilidade de websites e caracteriza o ambiente analisado, o site da UFPB. A pesquisa se caracteriza por ser de cunho descritivo, sob abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. Tem como sujeitos da pesquisa os estudantes citados anteriormente. Para a coleta de dados, utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica impressa e on-line, pesquisa documental, questionário e entrevista. Como método de análise de dados, utilizou-se a análise descritiva, classificando os dados por categorias gerais e específicas. Como resultado traçou-se o perfil dos estudantes investigados, que se caracterizam como população jovem e experiente no uso de sistemas de informação. Apresenta diferença no que se refere ao gênero dos estudantes, onde em Ciência da Computação o predomínio é do sexo masculino, enquanto que em Biblioteconomia predomina o sexo feminino. Com relação à eficiência de uso, um percentual considerável de estudantes da Ciência da Computação demonstrou descontentamento com o resultado da interação com o site ao realizar as tarefas as quais se propuseram. No que diz respeito aos estudantes de Biblioteconomia, a maioria considerou eficiente a interação com o site quanto realização da tarefa proposta. Quanto a Satisfação Subjetiva, a maioria dos estudantes da Ciência da Computação e da Biblioteconomia sentiu-se insatisfeita quanto ao atendimento das suas necessidades informacionais como um todo, ao acessar o site. Conclui-se, ratificando a importância em se obter a opinião e a visão dos estudantes enquanto usuários do site da UFPB, considerando-os como parte fundamental para o desenvolvimento deste canal de informação.
 

Veja o TCC Completo.

AUTOR: JANIELE LOPES DOS SANTOS
 

ANO: 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário