RESUMO: Na atual
conjuntura social, a inclusão / exclusão tem sido tema abordado em eventos nas
mais variadas áreas do conhecimento, nos fazendo refletir sobre como as
empresas e as entidades públicas estão agindo em prol da sociedade.
Nesse afã, algumas vezes são utilizados projetos que incentivam a inserção das
pessoas na sociedade da informação e do conhecimento. Tal reflexão é a base da
pesquisa que objetiva analisar os aspectos de responsabilidade social
desenvolvidos no projeto municipal “Estação do Livro” que incentiva à prática
de leitura como uma política de inclusão social da Prefeitura Municipal de João
Pessoa / PB. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se com abordagem
quantiqualitativa, e resulta da aplicação de questionários aos profissionais das
três “Estação do Livro” que, no momento, estão implantadas e nas quais se
trabalha com ações de responsabilidade social. Como sujeitos têm-se seis
profissionais /estagiários dos cursos de Letras e Pedagogia e o coordenador da
área da Biblioteconomia que atuam nas Estações. Os dados coletados e analisados
sugerem que os profissionais percebem que as ações desenvolvidas no projeto são
compostas de atitudes responsavelmente sociais, associando as ações como
mediadoras do processo de prática de leitura e inclusão social da comunidade.
Conclui-se pela relevância social do projeto “Estação do Livro” por constituir
uma experiência inovadora na cidade de João Pessoa/PB. Destaca-se o seu papel
em desenvolver ações planejadas de práticas de leitura e de responsabilidade
social culminando em um processo contínuo de inclusão e cidadania. Ressalta a
necessidade de incrementar recursos físicos, humanos, materiais e financeiros
para a execução de suas ações e o atendimento de seus objetivos, subsidiando as
Estações já existentes e as que estão para ser implementadas.
AUTORA: CLAUDIALYNE DA SILVA ARAÚJO
ANO: 2010
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