terça-feira, 3 de julho de 2012

INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO IMPACTO DO PROJETO BiblioSESC NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DOM HELDER CÂMARA

RESUMO: Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Sabe-se que muitos não têm acesso à leitura e a informação por isso o programa BiblioSESC foi criado pra levar a leitura e a informação aos menos privilegiados com esta prática. Diante desta perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de saber se o Programa BiblioSESC tem contribuído e de que forma para a melhoria do desempenho dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Helder Câmara. Para tanto, foi realizada visitas constantes a escola e foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas com 11 alunos desta escola, os quais possuem cadastro na unidade móvel BiblioSESC. Também foi aplicado um questionário com os professores. Além disso, para verificar o impacto do programa no desempenho dos alunos, trabalhou-se com as notas contidas nos boletins. Os resultados revelam que as visitas ao BiblioSESC tem contribuído para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, pelo menos nas matérias que exigem leitura e compreensão de textos, no entanto, nas outras disciplinas não se observou melhorias significativas. Assim, conclui-se que apesar dos sujeitos pesquisados frequentarem o BiblioSESC, este programa não vem sendo capaz de exercer um efeito multiplicador.

 

AUTORA: ROSA NUBIA PEREIRA DE LIMA

ANO: 2010

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