RESUMO: Ler é uma das
competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente
após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do
estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido,
compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. Sabe-se
que muitos não têm acesso à leitura e a informação por isso o programa BiblioSESC
foi criado pra levar a leitura e a informação aos menos privilegiados com esta
prática. Diante desta perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de
saber se o Programa BiblioSESC tem contribuído e de que forma para a melhoria
do desempenho dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Helder Câmara.
Para tanto, foi realizada visitas constantes a escola e foram aplicados questionários
com perguntas abertas e fechadas com 11 alunos desta escola, os quais possuem
cadastro na unidade móvel BiblioSESC. Também foi aplicado um questionário com
os professores. Além disso, para verificar o impacto do programa no desempenho
dos alunos, trabalhou-se com as notas contidas nos boletins. Os resultados
revelam que as visitas ao BiblioSESC tem contribuído para a melhoria do desempenho
acadêmico dos alunos, pelo menos nas matérias que exigem leitura e compreensão
de textos, no entanto, nas outras disciplinas não se observou melhorias
significativas. Assim, conclui-se que apesar dos sujeitos pesquisados frequentarem
o BiblioSESC, este programa não vem sendo capaz de exercer um efeito
multiplicador.
AUTORA: ROSA NUBIA PEREIRA DE
LIMA
ANO:
2010
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