RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi verificar na praxe como os
alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia 2011.1 da Universidade Federal da Paraíba,
assimilam os conceitos de dados, informação e conhecimento. Diante da
polissemia que permeiam esses conceitos à medida que se embrenha sazonalmente
em busca de novos conceitos cada vez o abismo conceitual e informacional se
torna maior. As ilações diante dos conceitos são inúmeras porem todas elas
esbarram ou se amoldam no senso comum atrelado ao aprendizado cognitivo na
sisudez de cada ser humano. A ênfase deste trabalho foi aplicar aos concluintes
do curso de Biblioteconomia 2011.1, um questionário com perguntas abertas sobre
o entendimento de cada um acerca do que sejam: Dado, Informação e Conhecimento.
Após análise das respostas colhidas foi percebido que esses conceitos são
objetos complexos, porem flexíveis, mutáveis e de difícil apreensão, sendo que
suas importância e relevância estão ligadas ao seu uso e a maneira do
entendimento que cada um tem na formulação de um conceito particular. Grande parte
dos autores analisados enxerga a informação com certa duabilidade. Ela é algo
que ajuda na resolução de um problema ou completa uma lacuna no conhecimento.
Assim como podemos verificar o conceito de conhecimento atribuído pela
Sociologia do Conhecimento como pela Ciência da Computação quando do seu
imediatismo com referência ao conceito estabelecido de Dado.
ANO: 2011
AUTOR: GILBERTO RAMOS DE CASTRO
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