sexta-feira, 6 de julho de 2012

DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO: PERSPECTIVA DOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DEBIBLIOTECONOMIA DA UFPB

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi verificar na praxe como os alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia 2011.1 da Universidade Federal da Paraíba, assimilam os conceitos de dados, informação e conhecimento. Diante da polissemia que permeiam esses conceitos à medida que se embrenha sazonalmente em busca de novos conceitos cada vez o abismo conceitual e informacional se torna maior. As ilações diante dos conceitos são inúmeras porem todas elas esbarram ou se amoldam no senso comum atrelado ao aprendizado cognitivo na sisudez de cada ser humano. A ênfase deste trabalho foi aplicar aos concluintes do curso de Biblioteconomia 2011.1, um questionário com perguntas abertas sobre o entendimento de cada um acerca do que sejam: Dado, Informação e Conhecimento. Após análise das respostas colhidas foi percebido que esses conceitos são objetos complexos, porem flexíveis, mutáveis e de difícil apreensão, sendo que suas importância e relevância estão ligadas ao seu uso e a maneira do entendimento que cada um tem na formulação de um conceito particular. Grande parte dos autores analisados enxerga a informação com certa duabilidade. Ela é algo que ajuda na resolução de um problema ou completa uma lacuna no conhecimento. Assim como podemos verificar o conceito de conhecimento atribuído pela Sociologia do Conhecimento como pela Ciência da Computação quando do seu imediatismo com referência ao conceito estabelecido de Dado.


ANO: 2011

AUTOR: GILBERTO RAMOS DE CASTRO

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