RESUMO: O estudo
tem como foco a produção científica dos docentes dos cursos de Biblioteconomia
e dos docentes do Centro de Educação da UFPB. Campus I, para a obtenção de
informações de como anda a sua produção científica acerca da Biblioteca
Escolar. A obtenção dessas informações foi possível com uma varredura no
currículo lattes dos docentes, levando em consideração as produções no período
de (2000-2010). Os trabalhos acerca da biblioteca escolar de acordo com os
resultados se mostram quase ausentes ou até mesmo inexistentes dentro do grupo
que trabalha direto com a educação. No entanto, falar da biblioteca escolar é
ir além de pequenas salas que não proporcionem ambientes aconchegantes e que
não oferecem materiais diversificados para que a comunidade que precise dela
possa realizar suas pesquisas. Portanto, a intenção não é a mera denúncia ou a
simples identificação desses dados, mas sim anunciar, propor caminhos,
construir alternativas, com um trabalho conjunto entre bibliotecários,
professores e os órgãos públicos, para que esses dados possam ser mudados. Este
desenvolvimento do conhecimento ocasionado pela produção cientifica provoca alterações
tanto na comunidade cientifica, como na sociedade em geral e é de suma
importância para uma democratização desta informação, tanto para os seus colegas
como para a comunidade acadêmica.
AUTORA:
JORDÂNIA DE LUCENA CORDEIRO
ANO:
2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário