terça-feira, 3 de julho de 2012

BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE INCENTIVO À LEITURA

RESUMO: Este estudo objetivou identificar as práticas de incentivo à leitura através do uso adequado da biblioteca escolar, caracterizar os usuários da biblioteca bem como conhecer os motivos que os levam a utilizarem a mesma, e identificar a satisfação do usuário quanto ao uso da biblioteca. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor João Gadelha de Oliveira Filho na cidade de João Pessoa, Paraíba. Pesquisa de caráter exploratório, com utilização de um questionário com perguntas abertas e fechadas, por ser este um instrumento adequado à coleta de dados e formulação dos resultados. A pesquisa mostrou também a ausência do profissional bibliotecário, como agente intermediário no processo de incentivo à leitura. Conclui-se que a escola pesquisada precisa viabilizar um bibliotecário para atender as necessidades de leitura, estudo e pesquisa dos alunos, pois eles esperam encontrar na biblioteca um profissional qualificado que os auxiliem e os estimulem no contato prazeroso com o mundo da leitura, da informação e do conhecimento.


LUCIANA ALVES DE MACEDO

ANO: 2010

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