RESUMO: O arquivo é tão
importante para o bom andamento de uma instituição, quanto qualquer outro setor
que a compõe. A informação na área da saúde registrada nos prontuários médicos
aparece como um elemento primordial na tomada de decisão no que se refere à
saúde do paciente. Dessa maneira, o estudo aborda o arquivo através de
conceitos, fundamentos e seu histórico, assim como a gestão documental, com a
tabela de temporalidade de documentos e do plano de classificação documental.
Trata também do diagnóstico e do profissional arquivista. Refere-se, ainda, ao
Programa da Saúde da Família apresentando o conceito e objetivos, além do
prontuário médico como instrumento de apoio aos profissionais da área da saúde.
Tem como objetivo geral identificar os principais problemas que prejudicam o
bom funcionamento do arquivo da Unidade Básica de Saúde IX – Mandacaru e como
objetivos específicos: diagnosticar o arquivo, identificar as barreiras que
prejudicam a recuperação da informação e elaborar uma proposta para a
organização do arquivo. Na metodologia foram utilizadas as técnicas da observação
e do questionário para a coleta de dados, possibilitando, assim, a análise e interpretação
do que foi coletado. Concluiu-se que existem carências no arquivo, referentes
ao mobiliário, local inadequado para funcionamento e pouca qualificação dos
recursos humanos. A partir daí, elaborou-se uma proposta para a organização do
arquivo com as seguintes recomendações: reforma do mobiliário; construção de
uma sala específica para o seu funcionamento e um curso de organização de
arquivo visando à melhoria dos recursos humanos entre outras.
AUTOR: ALEXANDRE GOMES DA SILVA
ANO: 2010
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