sexta-feira, 6 de julho de 2012

ADOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MARKETING DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

RESUMO: Enfatiza os aspectos mais relevantes da atividade bibliotecária, procurando estimular a aplicação das técnicas de marketing, especialmente o social, o de relacionamento, o de serviços e o endomarketing que formam a base do o marketing bibliotecário, no sentido de conquistar cada vez mais usuários para as unidades de informação. Objetiva analisar a necessidade da implantação de ferramentas de marketing de serviços, social, de relacionamento e endomarketing como forma de atrair usuários às bibliotecas em geral, fazendo um levantamento da adoção da disciplina Marketing bibliotecário, ou simplesmente marketing nos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil. A metodologia aplicada classifica o estudo como sendo do tipo bibliográfico e descritivo, que se fortalece na pesquisa em fontes primárias e secundárias para formação dos fundamentos teóricos, localizadas em livros, periódicos científicos e arquivos eletrônicos disponibilizados na internet. Os resultados foram abordados a partir de um método dedutivo, com procedimento sistematizado, analisados a partir de uma abordagem qualitativa, que priorizou a análise dos seus conteúdos. Conclui-se que sem a utilização adequada dos tipos e das ferramentas de marketing, voltadas para as atividades nas bibliotecas, e a integralização da disciplina com conteúdos de Marketing, podem auxiliar na comunicação biblioteca-usuário, identificação de necessidades e atendimento de demandas destes usuários.


AUTOR: JONNATHAN SILVA CAVALCANTI

ANO: 2011

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