RESUMO: Enfatiza os aspectos mais
relevantes da atividade bibliotecária, procurando estimular a aplicação das
técnicas de marketing, especialmente o social, o de relacionamento, o de serviços
e o endomarketing que formam a base do o marketing bibliotecário, no sentido de
conquistar cada vez mais usuários para as unidades de informação. Objetiva
analisar a necessidade da implantação de ferramentas de marketing de serviços,
social, de relacionamento e endomarketing como forma de atrair usuários às
bibliotecas em geral, fazendo um levantamento da adoção da disciplina Marketing
bibliotecário, ou simplesmente marketing nos cursos de Biblioteconomia da
Região Nordeste do Brasil. A metodologia aplicada classifica o estudo como
sendo do tipo bibliográfico e descritivo, que se fortalece na pesquisa em
fontes primárias e secundárias para formação dos fundamentos teóricos, localizadas
em livros, periódicos científicos e arquivos eletrônicos disponibilizados na internet.
Os resultados foram abordados a partir de um método dedutivo, com procedimento
sistematizado, analisados a partir de uma abordagem qualitativa, que priorizou
a análise dos seus conteúdos. Conclui-se que sem a utilização adequada dos tipos
e das ferramentas de marketing, voltadas para as atividades nas bibliotecas, e
a integralização da disciplina com conteúdos de Marketing, podem auxiliar na
comunicação biblioteca-usuário, identificação de necessidades e atendimento de
demandas destes usuários.
AUTOR: JONNATHAN SILVA CAVALCANTI
ANO: 2011
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